Acelerações bruscas, trocas erradas de marcha, janelas abertas, pneus murchos e ar-condicionado ligado são alguns dos descuidos que doem no bolso do consumidor após alguns quilômetros rodados.
Carregar mais peso do que a capacidade do carro é mais um desses erros. Segundo a BR, distribuidora da Petrobras, cada 50 Kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo. Além do gasto desnecessário, o peso em excesso também causa desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus.
Já para os que gostam de pisar no acelerador, uma má notícia: o excesso de velocidade também aumenta o consumo. De acordo com testes do Centro de Pesquisa da Petrobras, carros que andam a 100 Km/h gastam 20% a mais do que aqueles que não passam dos 80Km/h.
Dicas
1 ) Evite acelerar ou frear bruscamente. Além de aumentar o consumo, atitudes como estas causam o desgaste prematuro do veículo;
2 ) Quando atingir a velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador;
3 ) Sempre que possível dirija com as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar;
4 ) Evite andar com o ar-condicionado ligado em dias frios;
5 ) Leve o carro à revisão para verificar filtros de ar e de combustível. Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível;
6 ) Evite carregar mais peso do que a capacidade do carro;
7 ) Troque as marchas na hora certa. Isso evita com que o motor ande em alta rotação. A maioria dos carros vem com conta-giros no painel, exceção feita aos modelos populares. Leia o manual e respeite a faixa de rotação indicada;
8 ) Desligue o carro se estiver por mais de dois minutos parado em congestionamentos;
9 ) Pé no breque. Testes feitos com veículos mostram que velocidades moderadas são mais econômicas;
10 ) Use uma planilha para anotar a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida;
11 ) Abasteça no mesmo posto e peça que o frentista faça o teste de proveta para saber se o combustível é adulterado;
12 ) Não leve peso desnecessário não porta-malas, pois isso exigirá mais esforço do motor;
13 ) Não encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros atuais, parte dele acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio;
14 ) Não espere o tanque ficar na reserva. Resíduos do fundo podem entupir os bicos injetores;
15 ) Calibre os pneus a cada 15 dias e mantenha a direção alinhada.
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