História da Ferrari

FERRARI – Itália. Automóveis. 1947.

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Enzo Ferrari gostava mesmo de corridas de automóveis. É claro que ele gostava de carros, mas no começo não pensava em fabricá-los. Preferia mesmo pilotar. Desde pequeno mostrava aptidão para esse ofício. Com dez anos foi a uma corrida e nunca mais esqueceu da sensação de ver os carros zunindo na pista.

Era pobre, nascera na periferia de Modena. Perdeu o pai e o irmão com 18 anos, ficou praticamente por conta própria. Trabalhou em montadoras, lutou na I Guerra Mundial e quase morreu de doença. Porém, nunca esqueceu seu sonho. Começou com veículos de teste, mas logo seu talento para as corridas apareceu e ele se tornou um dos mais respeitados pilotos da Itália.

Recebeu prêmios do governo, era bastante reconhecido por todos. Em 1929 aproveitou sua fama e criou a Scuderia Ferrari, uma equipe de pilotos de corrida. Em apenas quatro anos a equipe de Enzo já representava os carros da Alfa Romeo, grande montadora na época.

É claro que sua equipe dava sugestões sobre como a Alfa deveria montar os motores de seus automóveis. Como resultado, os modelos de corrida da marca ganhavam várias corridas e rapidamente tornaram-se famosos.

Diante disso Enzo pensa “por que não abrir minha própria empresa?”. Surge então, em 1939, a Auto Avio Costruzioni (AAC), o embrião da Ferrari. Na época Enzo não podia usar seu sobrenome como marca, uma exigência da Alfa Romeo, que já tinha o termo associado aos seus carros de corrida. O dono da marca precisou esperar quatro anos para colocar seu sobrenome no capô dos automóveis.

Com partes de um carro da Fiat ele montou o AAC 815, um carro de corrida que não fez muito sucesso nas pistas. Por incrível que pareça, tudo começou a melhorar depois de 1945, quando a fábrica foi bombardeada pelos Aliados. Depois de reconstruí-la, Enzo começa o projeto para construir um carro com motor V12. Batizado de Ferrari 125 S o veículo é um sucesso e passa a ganhar diversas corridas, incluindo um campeonato de Fórmula 1.

Vendo potencial também no mercado italiano, Enzo cria uma versão da 125 S, a Ferrari 166 Inter. Tratava-se de uma gran turismo, um veículo com grande performance, porém voltado para motoristas comuns.

Daí para frente o investimento em pesquisa e o grande conhecimento sobre automobilismo fizeram da marca uma conhecida fabricante de carros diferenciados. O design dos produtos também era excelente e isso chamou logo a atenção de quem podia gastar muito. Ter uma Ferrari era e ainda é sinônimo máximo de status social.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Quantas marcas nós devemos à II Guerra Mundial? Eu já citei várias aqui.

2 – A Ferrari Dino tem esse nome em homenagem ao filho de Enzo, Alfredo, falecido em 1956. Seu apelido foi dado também ao carro, pois ele participou das pesquisas que criaram o motor do veículo.

3 - Enzo deixou as pistas assim que Alfredo nasceu. Tinha medo de morrer numa batida e não criar seu filho.

4 – O logotipo da Ferrari tem uma origem inusitada. Em 1923, após ganhar uma corrida, Enzo conheceu uma senhora. Ela era mãe de Francesco Baracca, um piloto italiano que tinha lutado na I Guerra Mundial. Muito bom de mira, Baracca era mestre em derrubar os aviões inimigos. Para dar sorte, ele costumava pintar um cavalo empinado num lado da aeronave. A mãe dele quis que Enzo compartilhasse dessa mesma sorte e pediu a ele para também pintar o cavalo em seu carro de corrida. Uma vez que Enzo também tinha lutado na I Guerra, ele aceitou o conselho da dona Baracca e pintou o cavalinho, desenho que mais tarde se tornaria o logotipo de sua empresa.

5 – E por que diabos Baracca pintava um cavalo no avião? Porque era conhecido como o Cavaleiro dos Céus, tão bom piloto que era.

6 – Baracca morreu em combate, então fico me perguntando que sorte é essa que ele tinha. De qualquer forma deu sorte para o Enzo.

Um comentário:

Anônimo disse...

cara, escrevo no blog Alto-Giro.
topa fazer uma parceria pra divulgarmos nossos blogs? coloco o seu ali nos meus favoritos e vice-versa.

responde em um comentário lá no meu blog.

falow

abs

http://alto-giro.blogspot.com/