História da Lamborghini

LAMBORGHINI – Itália. Automóveis. 1963.

lamborghini

Ferruccio Lamborghini era um rico empresário, dono de uma fábrica de tratores. Adorava carros de corrida e os colecionava. Sua marca preferida era a conterrânea Ferrari. Tinha três, andava com elas por todo lado, era um entusiasta. Porém, certo dia procurou Enzo para lhe dizer que a embreagem de seus carros precisava ser melhorada.

Puto da vida, Enzo virou para ele e disse “é o seguinte senhor Lamborghini, não acho que alguém que fabrica tratores tenha autoridade para criticar meus carros”. Mais puto da vida ainda saiu Ferruccio de lá. Mandou desmontar a sua Ferrari para ver como era montada a embreagem. Ficou surpreso ao notar que a engenharia era parecida com as de seus tratores.

Empolgado pela descoberta e com desejo de vingança, Ferruccio contratou alguns projetistas e ordenou que eles fizessem um modelo gran turismo com a marca Lamborghini. Surgia o 350 GT, motor V12 em alumínio, uma máquina que se equiparou ao que a Ferrari tinha de melhor.

Não se sabe se Enzo se arrependeu da ofensa à Ferruccio. O caso é que ele ganhou um concorrente à altura.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Dizem alguns mecânicos que os carros da Lamborghini são melhores que os da Ferrari. Os primeiros não são bons em corridas, porém são melhores gran turismo.

2 – Depois de passar algumas décadas mal das pernas, a empresa foi comprada por um grupo indonésio em 1994. Eles devolveram à Lamborghini o merecido status de fabricante de carros de luxo, lançando modelos novos e melhores do Diablo. Mais tarde comprada pela Audi, a montadora voltou com tudo com o muito conhecido Murciélago.

3 – O logo da marca é composto por um touro amarelo num fundo preto (contrário da Ferrari). Dizem que Ferruccio gostava muito de touradas, por isso a escolha. Outros afirmam que ele era do signo de touro. De qualquer forma, muitos dos modelos de veículos da empresa têm nomes de touros famosos.

Nenhum comentário: